Os Brotos

Os brotos podem ser utilizados na alimentação como saladas ou sucos. Os mais comuns são os de trigo, alfafa e feijão. Têm sabor delicado e são muito saudáveis. Os brotos conseguem concentrar em seus tecidos uma quantidade de nutrientes (ao todo 103) que supera muito a de uma planta adulta, sendo, portanto, um dos mais nutritivos vegetais existentes na natureza. Um copo de 30 ml de suco de broto de trigo – uma xícara de cafezinho – equivale a três quilos de hortaliças em termos de nutrientes. Fonte riquíssima de aminoácidos e vitaminas A, B, C, D, E, G, K e U, sais minerais e carboidratos, possuem duas vezes mais nutrientes que o espinafre e quatro vezes mais que a alface.

O consumo de brotos, pelo fato de possuírem alta concentração de clorofila, ajuda na eliminação de toxinas do sangue, fortalece o sistema imunológico, auxilia o equilíbrio do metabolismo e, conseqüentemente, o controle de peso.

A produção de brotos no Brasil é recente, cerca de dez anos, mas já tem freguesia certa. A alimentação viva, ou raw food, é muito praticada pelo mundo e já foi incorporada ao cardápio de vários restaurantes brasileiros. Podem ser cultivados em pequenas bandejas de isopor ou em embalagens como tape-wares dentro da própria cozinha.